Aproveitei uma 6ª feira que o Paulo tinha uma reunião em Hangzhou e fui com ele; enquanto ele trabalhava fui conhecer a cidade.
E que surpresa agradável !!!

Sempre ouvi falar de Hangzhou, mas imaginava uma cidade grande, com os lugares turísticos habituais da China para conhecer: jardins e templos. (Depois de um tempo aqui, você começa a achar todos os Templos iguais, é meio como as igrejas em Ouro Preto ou na Europa, você conhece cinco e parece que tudo é o mesmo).
Fui passear em um Templo chamado Jinyng e depois conhecer o Lago Oeste, mas aqui foi diferente e vou contar o porquê.
Antes é importante conhecer um pouquinho da história de Hangzhou.
A cidade foi capital da dinastia Song Meridional, entre 1138 e 1279. Marco Polo a descreveu como “a Cidade do Céu” a mais magnífica de todo o mundo. Mesmo depois que os Mongóis passaram a capital para Pequim, Hangzhou continuou a prosperar como cidade comercial.
Apesar do Exagero de Marco Polo, é uma cidade que merece ser visitada e um final de semana é ideal para conhecê-la.
Alguns pontos turísticos:
- Lago Oeste – xī hú – falo dele mais abaixo.
- Yue Fei Mu – Túmulo do general Song, Yue Fei, herói popular chinês.
- Impression West lake – falo dele mais abaixo.
- Museu de Medicina Chinesa.
- Museu do Chá.
- Vilarejo de Longjing – É um vilarejo que produz uma das mais famosas variedades de chá-verde da China.
- Lingyin Temple – Lin yĭn shì – falo dele abaixo.
Lago Oeste (Xī Hú)
É considerado uma das maravilhas panorâmicas da China. É a atração principal da cidade. Ocupa 8km2 no coração de Hangzhou. Rodeado por colinas, com pontes decoradas por salgueiros e várias plantações de flor de lótus, inspira todos os jardins da China.
Combinaram a natureza chinesa e a habilidade humana e redesenharam toda a margem do lago, criando ilhas, pagodes, pontes e templos. Foi declarado patrimônio da Unesco em 2011.
Pode alugar um barco e passear pelo lago ou fazer uma caminhada pelas calçadas e passarelas sombreadas. Foi o lugar mais gostoso que eu pude passear a pé aqui na China, me lembrou os calçadões das praias no Brasil. (Não sei se eu estou muito carente de praia !!!).
Pontos importantes para conhecer no Lago Oeste:
- Ponte para o Jardim Quyuan
- Passarela Bai
- Ilha de Xiaoying
- Jardim Huagang
- Passarela Su
- Três pontos que refletem a Lua.
Dá para ficar passeando ao redor do lago o dia todo se quiser. Minha sugestão é reservar à tarde para ele, jantar em um restaurante na beira do lago e depois assistir o Show Impression West Lake (que falo abaixo).
Impression West Lake:
Toda a noite no lago em frente ao templo Yue Fei, tem um espetáculo de água, luz e dança criado pelo diretor Zhang Yimou, que produziu a abertura das Olimpíadas de 2008.
O show dura uma hora e tem duas sessões das 19h45min e das 21h00min. É um show bem bonito ao ar livre, com efeitos de luz e água. Parece que os bailarinos dançam sobre as águas.
Não espere nada como os shows dos EUA, “fogos, explosões,etc ….” aqui na China a simplicidade em suas demonstrações é o que comanda, mas Super Recomendo esse Show.
Lingyin Temple:
O templo fica em uma área montanhosa conhecida como Feilai Feng, foi fundado em 326 e já abrigou 3 mil monges que oravam em mais de 70 halls.
Ainda hoje é um dos maiores templos budistas da China. Sofreu vários ataques durante a Rebelião de Taiping e a Revolução Cultural.
A montanha tem dezenas de esculturas talhadas na rocha, muitas do século X, mas a mais impressionante é o Hall do Grande Buda, uma estátua de 20 metros, de 1956.
Hangzhou é bem perto de Shanghai, cerca de uma hora de trem rápido, a partir da Estação Hongqiao (Linha 2 e 10 do metrô), o trem sai o dia inteiro em intervalos pequenos.
Espero que tenham gostado de Hangzhou. Beijos e até o próximo lugar na China.
Amei!! Com certeza vamos! Bjoo
CurtirCurtir