Noodles uma comida bem chinesa !!!

Noodles

A coisa mais comum de se ver aqui na China é um chinês comendo, ou melhor, sugando um pote de noodles.

É sugando!! Pois os chineses não enrolam o macarrão e também não cortam, eles sugam do começo ao fim. É desesperador !!!

Em qualquer lugar que você vá ou a qualquer hora, terá um chinês comendo noodles.

Podemos dizer que o Noodle está para os chineses como o copo de café da Starbucks está para os americanos.

Para quem não sabe, os Noodles são aqueles macarrãozinho fino, tipo Miojo Lamen; mas aqui a variedade é enorme, principalmente no que se refere aos molhos que eles colocam dentro.

Há uma infinidade de tipos nos supermercados e lojas de conveniência. O problema é que a maioria é muito apimentada, e em alguns casos os molhos são bem esquisitos, tipo: ostra, mas se não colocarmos os temperos que vem na embalagem,  a massa é a mesma.

Noodle é um ingrediente essencial e básico na cozinha chinesa. O Macarrão chinês varia muito de acordo com a região de produção, ingredientes, forma ou largura, e forma de preparação. Eles são uma parte importante da maioria das cozinhas regionais na China, bem como em outras nações do Sudeste Asiático.

O registro escrito mais antigo de macarrão é de um livro datado da dinastia Han (206 aC – 220 DC). Noodles, muitas vezes feito de massa de trigo, tornou-se um alimento de destaque de alimentos durante a dinastia Han. Durante a dinastia Song (960-1279) lojas de macarrão eram muito populares nas cidades, e permaneciam abertas durante toda a noite. Durante os períodos de dinastias anteriores, o macarrão de trigo chinês era conhecido como “bolo de sopa”.

Em 2002, os arqueólogos encontraram uma tigela de barro contendo os macarrões mais antigos conhecidos do mundo, com cerca de 4.000 anos de idade, no sítio arqueológico Lajia da cultura Qijia ao longo do Rio Amarelo, na China. Os macarronetes foram bem preservados. Após a análise do macarrão, determinou-se que os macarronetes foram feitos do milho.

Todos nós sempre achamos que o macarrão foi inventado na Itália, mas não se sabe ao certo se foi Marco Polo quem levou o macarrão da China para a Itália, por volta de 1.271 ou se foram os árabes.

De qualquer forma os chineses já comiam essa pasta desde 3.000 a.C.

A marca Nissin foi criada em 1958 por Momofuku Ando, um taiuanês/japonês. Em 1970 a marca entrou no mercado chinês e, em 1971, foi criado o famoso ‘Cup Noodles’, o macarrão instantâneo que já vem no copinho e basta adicionar água quente e saborear.

A China é o maior consumidor de macarrão instantâneo no mundo, passando muito à frente do segundo local de consumo que é a Indonésia.

Em 2015 os chineses compraram 40,43 bilhões de unidades desses potinhos ou pacotes práticos. O Brasil no mesmo período consumiu 2,28 bilhões.

Mas em consumo per capita a China fica em 9º Lugar, conforme a tabela abaixo:

  • 10o. lugar: Taiwan, com 28,9 un.
  • 9o. lugar: China, com 29,2 un.
  • 8o. lugar: Filipinas, com 34,5 un.
  • 7o. lugar: Japão, com 43,6 un.
  • 6o. lugar: Nepal, com 44,9 un.
  • 5o. lugar: Malásia, com 46 un.
  • 4o. lugar: Tailândia, com 46,6 un.
  • 3o. lugar: Vietnã, com 51,4 un.
  • 2o. lugar: Indonésia, com 51,8 un.
  • 1o. lugar: Coreia do Sul, com 70,9 un.

Aqui na China você tem a opção de comprar os Cup Noodles em qualquer lugar, colocar água quente e sair comendo; ou comprar os Noodles frescos ou secos e criar a sua receita em casa.

Basicamente você prepara em água quente como macarrão e depois cria a mistura que quiser em uma panela Wok.

Algumas receitas de Noodles para vocês saborearem:

  1. Chicken Chow Mein – Noodles com Frango.

Nesta receita os macarronetes são emparelhados com frango cortado em cubos e uma variedade colorida de legumes, incluindo espinafre, aipo e pimentão vermelho, em um molho de ostra aromatizado.

  1. Frango simples – Chow Mein:

Esta receita simples de caldo de frango usa macarrão chinês seco. Você também pode usar macarrão de ovo, se preferir. Outro ingrediente especial é cebolinha branca chinesa, mas você pode substituir esse ingrediente por outros vegetais, incluindo brotos de feijão, alho-poró, repolho e bok choy (acelga chinesa).

  1. Noodles clássico feito Salada de macarrão:

Esta receita clássica de salada de macarrão é um prato muito popular em Taiwan e na China. É especialmente popular durante o verão, pois esta estação é sempre muito quente e úmida.

O ingrediente principal do molho para esta salada de macarrão é pasta de gergelim branco. Você também pode usar molho de tahini para substituir a pasta de gergelim branco chinês.

Os chineses geralmente fazem esta salada de macarrão com pepino (cortado modo julienne), cenoura, broto de feijão e peito de frango desfiado fervido ou cozido no vapor.

É isso aí ! E vocês gostam de Noodles ? Deixe sua mensagem aqui.

Beijos e até a próxima curiosidade.

 

6 comentários em “Noodles uma comida bem chinesa !!!

Deixe um comentário