Chengdu a Terra dos Pandas

Chengdu a Terra dos Pandas

Quem vem à China pela primeira vez, em geral, faz os passeios conhecidos: Shanghai, Beijing (Muralhas e a Cidade Proibida) e Xian (Terracotas); mas se você tem tempo, alguns lugares não tão internacionais, mas bem turísticos para os chineses são bastante interessantes.

Um deles é Chengdu. No último feriado daqui que foi dia 4 de abril – Tumb sweeping ou Finados, fomos conhecer Chengdu. Em breve vou falar sobre os feriados daqui.

A sudoeste da China fica a província de Sichuan, sendo sua capital Chengdu, uma cidade moderna, muito florida, bem cuidada e tranquila com a maioria de suas atrações no centro. Levamos cerca de 3 horas de voo de Shanghai para Chengdu.

 

As duas maiores dificuldades que encontramos foram: a língua, pois até nos hotéis a comunicação em inglês é difícil e em todas as atrações (museus, templos, etc.) os informes são apenas em mandarim, sem falar nos taxis. A outra é a comida, é bem difícil achar um restaurante com alguma coisa que te agrade, então você fica refém da comida do hotel.

Quando você fala para algum chinês que vai para Chengdu, eles logo te dizem: “- Huumm ! The best China’s snacks!!” O que você não imagina é que os tais “snacks”, são os espetinhos vendidos na rua, onde a higiene é bem questionável. Não tive coragem de experimentar, nem tanto pelo sabor, mas pela situação, imagina aquela bacia com comida no chão da calçada !!!! Sem chance.

Isso era um Cordeiro !!!

Em Chengdu as principais atrações são:

  1. Centro de Pesquisa e criação do Panda Gigante – falo dele mais embaixo.
  2. Wuhou Temple – falo dele mais embaixo.
  3. Wenshu Monastery.
  4. Baoguang Temple – falo dele mais embaixo.
  5. Ópera de Sichuan – interessante falo abaixo.
  6. Dufu Thatched Cottage.

Um pouco mais distante de Chengdu, em geral um dia para cada passeio, mas que valem muito a pena, estão:

  1. Jiuzhaigou Valley – aproximadamente 400 km de Chengdu, no norte da província de Sichuan, para esse passeio o melhor é ficar em Jiuzhaigou, pois são aproximadamente 10 horas de viagem de ônibus. Essa região é conhecida como Paraíso na Terra, devido suas formações geológicas.
  2. Huanglong – É muito próximo de Jiuzhaigou. Devido a milhares de anos de evolução geológica somados às condições climáticas da região, Huanglong é dona de paisagens únicas com formações espetaculares de pedra calcária dando vida às inúmeras piscinas naturais de cores vibrantes mundialmente famosas, cachoeiras e fontes termais. “Vale um post só dessas duas regiões”.
  3. E´Mei Mountain – está localizada no Sudoeste de Sichuan, está a 156 Km de Chengdu, é uma das quatro mais famosas montanhas budistas.
  4. Leshan Giant Buddha – falo dele mais embaixo.
  5. Sanxingdui Ancient Relicis – Está a 30 Km de Chengdu e apesar de ser considerado nível AAAA como relíquia cultural, é uma FURADA. É um parque no meio do nada, onde só tem chinês fazendo picnic e você verá algumas descobertas arqueológicas. Não recomendo, a não ser que você curta muuuuito arqueologia.

Centro de Pesquisa e Criação do Panda Gigante

Terra dos Pandas !!

É um parque lindo que vale muito a pena você passar boas horas por lá. O mais que famoso Panda gigante é encontrado só na China e apesar de parecer que sua população está aumentando cerca de 1.600, ainda está ameaçado de extinção.

Sichuan é um habitat natural dos pandas. Os animais comem basicamente bambu, de 15 a 30 kg de bambu por dia. Apesar de serem vistos em grupos familiares, eles tem uma existência solitária e não procriam muito, sua estação de procriação é somente por alguns dias da primavera e são muito criteriosos na escolha do parceiro.

A pata do panda adaptou-se à sua dieta. O pulso transformou-se numa espécie de “polegar”, apto a pegar as hastes de bambu. Por isso é tão bonito vê-los comendo, parecem crianças.

O Centro de Pesquisa de Chengdu, possui um programa de reprodução, através de inseminação artificial e já produziu 32 nascimentos com 29 sobreviventes em 2008.

O parque possui: museus, cafés, lagos, restaurantes, cinema sobre a história dos pandas, enfermaria e hospital veterinário, locais onde ficam os pandas separados por idade, setor para os Pandas vermelhos. Enfim é um centro de pesquisa e criação, aberto ao público, para que possamos conhecer e estar perto desses animais que todo mundo quer pegar no colo.

 

PANDA VERMELHO

Wuhou Temple

Belíssimo !!! É um templo dedicado ao ministro da Guerra Zhuge Liang, brilhante estrategista militar no período dos Três Reinos (221-263 d.C.). A arquitetura e os detalhes dos telhados são algo a parte.

 

Baoguang Temple

É um Templo Budista da Luz Divina, construído entre 25 – 220 d.C. Centenas de estátuas de Budha são apresentadas. Estamos aos pés do Tibete e é bem interessante ver os monges que circulam por lá.

Ópera de Sichuan

Muito Chinês !!!!

Cantada no dialeto de Sichuan, é menos formal que a Ópera de Pequim. Cheia de humor, conta sobre as lendas locais em um canto agudo, acompanhado de percussão e acrobacias. O bianlian, o truque sichuanês de mudar de rosto (FaceChange) , permite a cada ator fazer vários personagens; com um rápido gesto da mão, mudando a máscara.

Tem uma troca de roupa também no mesmo formato da troca de máscaras, que se eu não me engano a escola de Samba Unidos da Tijuca apresentou esse truque na comissão de frente no carnaval de 2010.

Agora o mais inusitado de tudo é que enquanto o show rola, nos cantos do salão está acontecendo massagens e pasmem !!! Limpeza de Ouvido !!! É isso aí, um “especialista” limpa os ouvidos de quem quiser usando um diapasão e um “cotonete gigante” que não tenho certeza se há troca entre um “paciente e outro”.

Leshan Giant Buddha

Esse só aqui na China !!!

O imenso Dafo (Grande Buda) com 71 m de altura, está esculpido sobre o arenito vermelho da montanha de Lingyun, de frente para a junção dos rios Min, Dadu e Qingyi.

A história conta que em 713 um monge, Haitong, quis salvaguardar os barcos que passavam criando um ícone protetor nas rochas; embora fosse prático, pois o pedregulho resultante preencheria os bancos de areia. Quando Dafo foi concluído, outros templos e imagens haviam sido construídos em volta dele.

Quando a ideia de Haitong foi aceita, juntaram-se fundos e dinheiro do governo para iniciar as obras. O monge vivia numa gruta atrás da cabeça de Dafo; você pode entrar no pequeno espaço da gruta, frio e úmido, e imaginar o desprendimento desse monge. Um funcionário local ameaçou cegá-lo se ele não aceitasse um corte dos fundos. O monge então arrancou os próprios olhos para provar sua sinceridade. O projeto só foi concluído em 803 após sua morte, quando o governador local doou o próprio salário para concluir as pernas e os pés da estátua.

Hoje Le Shan é patrimônio da Unesco.

Alguns dados curiosos:

Seus ombros medem 28 m cada; o nariz 5,6 m e cada orelha 7 metros. É um dos maiores Budas do Mundo.

O passeio pode ser feito pela montanha, existe uma entrada principal, a um custo de aproximadamente RMB 110, e todo um caminho com vários templos, esculturas, pontes e uma vista incrível. A outra opção que a meu ver complementa a primeira é de barco, esse passeio tem uma duração de 30 minutos, mas é bem legal ter a visão de frente do Buda.

Como dica, vá de tênis, leve água, frutas e algum sanduiche para você comer, faça uma “marmitinha” do café da manhã, pois lá é difícil achar até uma coca cola.

 

Adorei Chengdu, super indico, você terá uma visão da China diferente dos grandes centros turísticos.

E aí o que você achou ? Mande seu comentário para mim.

Até o próximo Lugar na China.

6 comentários em “Chengdu a Terra dos Pandas

  1. LINDO DEMAIS !!!! AMAMOS ESSE PASSEIO QUE VCS FIZERAM !!!! EU E A LAURINHA ADORAMOS OS PANDAS. O IMENSO DAFO É INCRÍVEL, SENSACIONAL !!!!!! PARABÉNS PELA VIAGEM : )

    Curtir

  2. Olá Simone, Paulo
    Estou adorando viajar nesses posts. Estou conhecendo um pouco desse mundo exótico através de vcs. Deve estar sendo uma experiência incrível. Ah….Simone qdo vc estiver aqui vou adorar experimentar esses essas receitas curiosas. Parabéns pelo seu blog.

    Curtir

Deixe um comentário